Bloquinhos de Carnaval
Como
Surgiram?Do que vivem?Como se reproduzem?Porque damos espaço para isso ?
Tudo isso e muito mais aqui no blog Maré Urbana
Tudo isso e muito mais aqui no blog Maré Urbana
Eles surgiram no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Grupos de pessoas invadiam as ruas da cidade durante o Carnaval em busca de diversão.
No início do século XX, sob a batuta da elite cultural e da imprensa, tem início a organização da "confusão" carnavalesca. Foi quando foram definidas as "categorias" da folia, que eram divididas em "sociedades carnavalescas" (as mais sofisticadas), os "ranchos" (que eram os mais sociáveis), os blocos e os cordões (considerados como carnaval descontrolado).
Como os blocos situavam-se no meio do caminho entre os louváveis ranchos e os temidos cordões, acabaram adquirindo as características de ambos e essa ambivalência serviu de inspiração para que os grupos de samba tivessem a aceitação da sociedade no final da década de 1920 e passassem a ser denominados, na década seguinte, escolas de samba.Seguindo o cronograma de planejamento para o Carnaval de rua 2017, a Secretaria Municipal de Cultura recebeu o cadastramento de 495 blocos que devem desfilar pelas ruas da cidade durante o período de 17 de fevereiro a 5 de março de 2017.
Os blocos inscritos recebem apoio da Prefeitura para desfilar durante o período oficial do evento. Dentre as ações de apoio estão: infraestrutura de segurança, isenção de taxas, acompanhamento da CET, ambulâncias e banheiros químicos.
Infelizmente sou apenas uma estudante sem tempo e não tem como marcar presença em todos os bloquinhos mas pretendo ir nesses:
·
17/02 - Quem me viu mentiu (R. Baronesa de Itu)
·
19/02 - Desfile Pré Carnaval Monobloco OU Lua Vai
(Bloco de clássicos principalmente do pagode hahaha)
·
(no carnaval
estarei viajando)
Como o Carnaval está chegando, basta você escolher seus blocos preferidos, vestir a fantasia e se divertir a valer!