Nova Orleães
Nova Orleães ou Nova Orleans (em inglês: New Orleans) é a cidade mais populosa do estado americano da Luisiana. Foi fundada originalmente por exploradores franceses, com o nome de Nouvelle Orléans (atualmente, o nome da cidade em francês é La Nouvelle-Orléans). Está localizado no sudeste do estado, ao sul do Lago Pontchartrain, no ponto mais baixo do estado. A cidade é co-existente com a Paróquia de Orleães. Segundo o censo nacional de 2010, a população da cidade é de 343 829 habitantes e sua densidade populacional é de 783,6 hab/km². Sua região metropolitana possui 1 235 650 habitantes. Possui 189 896 residências, que resulta em uma densidade de 432,77 residências/km².
A cidade foi fundada em 1718, por Jean Baptiste le Moyne. Moyne foi o governador da colônia francesa de Luisiana. A cidade foi assim nomeada em homenagem a Filipe, Duque de Orleães, que era então o regente e o chefe de estado da França à época em que Nova Orleães foi fundada. Ela se tornou a capital da Luisiana em 1722. A cidade é o centro portuário mais movimentado do Estados Unidos, e o quarto mais movimentado do mundo, graças à sua localização próxima ao Golfo do México e do Rio Mississippi, fazendo da cidade um polo de conexão para produtos que são importados/exportados para a América Latina. Além disso, a indústria petroleira é também de grande importância para a economia da cidade. Esta indústria é forte na cidade graças a vários postos de extração de petróleo localizados próximos à cidade, ao longo da Costa do Golfo. O turismo também é uma fonte de renda primária da cidade.
Nova Orleães possui vários cognomes, que descrevem diversas características da cidade. Entre elas, as mais conhecidas são The Crescent City (descrevendo seu formato ao longo do Rio Mississippi), The Big Easy (uma referência feita por músicos, graças à relativa facilidade de encontrar um emprego na cidade) e The City that Care Forgot (associada com a natureza amistosa dos habitantes da cidade). O lema de Nova Orleães, não-oficial mas muito citado na cidade, é Laissez les bons temps rouler ("Deixe os bons tempos rolarem").
É uma cidade conhecida pelo seu legado multicultural - especialmente influências culturais francesas, espanholas e afro-americanas, e pela sua música e pela sua culinária. Nova Orleães é um destino turístico internacional mundialmente famoso graças aos seus vários festivais. Entre elas, as mais importantes são o Mardi Gras, Jazz Fest, Southern Decadence, e o festival de futebol americano Sugar Bowl. O nome da cidade é geralmente abreviada NOLA. O gentílico dos habitantes da cidade é Orleniano(a).
Pontos Turísticos
French Quarter |
Jackson square |
Le Petit Theatre du Vieux Carre |
City Park |
Dicas & Curiosidades
Se você quer evitar o calor intenso e úmido (sim, faz muito calor nos EUA!), eu diria que entre setembro e maio.
Não sabe o que fazer lá? Relaxa,a cidade ferve o ano todo, então, sempre há o que fazer e visitar:
Não sabe o que fazer lá? Relaxa,a cidade ferve o ano todo, então, sempre há o que fazer e visitar:
- Fevereiro (ou março): Mardi Gras
- Março: Festival Literário Tennessee Williams de New Orleans
- Abril: Festival do French Quarter
- Primavera: Festival de Jazz e Cultura de New Orleans
- Maio: Experiência de Vinho e Cozinha de New Orleans
- Julho: Festival de coquetéis “Tales of the Cocktail”
- Agosto: Festival “Satchmo Summerfest” em homenagem a Louis Armstrong
- Outubro: Festival de Blues e Churrasco de Crescent City
Quais são as principais atrações turísticas de Nova Orleans?Estas são as que você não pode perder:
- French Quarter – Bairro francês, o mais famoso e histórico da cidade.
- French Market – Mercado de artesanato, comida e muitas opções.
- Mardi Gras world – Galpão/barracão onde o carnaval (Mardi Gras) é feito.
- Food and Beverage Museum (SoFAB) – Museu da comida, bem interessante.
- Passeio de catamarã pelo Mississipi – Com refeição e música ao vivo, pode ser de dia ou de noite.
- Café du Monde – Há muitos bons restaurantes/brasseries em New Orleans, mas o Café du Monde é uma atração à parte, servindo beignets 24 horas por dia.
Em todo lugar! Há diversas de casas de jazz e a cidade respira música por todos os cantos. Pelas ruas há inúmeros artistas e bandas. Às vezes algumas atraem a atenção de dezenas de pessoas que ficam em volta, escutando, dançando – e colaborando com algumas moedas ou notas.
O título de "cidade mais assombrada" se deve ao fato de as pessoas acreditarem que espíritos e fantasmas habitam a região do French Quarter, um dos bairros mais antigos. Suas casas e estabelecimentos comerciais mantêm a arquitetura da época da colonização, em estilo Francês e Espanhol. toda construção no French Quarter tem uma história de fantasma ou até um habitante fantasma.